Search
  • Pedro Ftza

4 passos para aprender fotografia

Updated: Aug 27, 2019

Na vida de fotógrafo, ouço muitas pessoas falarem o quanto admiram uma boa fotografia. Entre essas pessoas, é comum a percepção de que a capacidade de criar fotos admiráveis é algo raro, fruto de talento pessoal. Ao mesmo tempo, proliferam na internet uma série de conteúdos com dicas técnicas e práticas, como se bastasse seguir algumas regras e voilá! Nasce uma grande foto.



Jornal da Tarde. Oaxaca, México 2018

Por considerar ambas as visões insuficientes, resolvi escrever esse texto sobre algo fundamental para criar grandes fotografias: a formação do olhar fotográfico.


Abaixo, quatro passos para ajudar nisso.

Primeiro: faça fotos


A primeira coisa a fazer é simplesmente fotografar. Fotografar muito. Como diria Cartier-Bresson, as suas 10 mil primeiras fotos serão as piores. E olhe que ele falava daquelas feitas em filme, não das digitais que temos hoje. Você só avançará na arte da fotografia, fotografando.


Experimente todo tipo de luz e todo tipo de foto. Pegue a câmera e nunca perca uma boa oportunidade. Só assim você vai começar a compreender qualquer discussão ou conselho sobre fotografia. E descobrir seu estilo.


Segundo: veja fotos e assista filmes


É importante construir "referências". Se você gosta das fotos de Sebastião Salgado ou de Nair Benedicto, estude-as. Seja em livro ou na internet, veja com calma cada uma dessas fotos. Note como foram feitas, as cores, as linhas, o conteúdo. Se pergunte o que elas transmitem a você. E se não extrair muitas informações, não se preocupe. Isso é o de menos. O que importa é seu inconsciente ir "se referenciando", ir reconhecendo as diversas possibilidades de "enquadramento" da realidade e ampliar sua criatividade.


Também sugiro ver filmes. Cada "quadro" do filme é uma fotografia muito bem planejada. Quando você combinar a prática de tirar fotos com estudá-las, um mundo novo se abrirá na experiência de ver filmes. Você notará coisas que nunca tinha reparado. Vá por mim, cinema é fotografia pura.


Terceiro: edite e trate suas fotos


Na velocidade do mundo hoje, as pessoas tem cada vez menos paciência. Imagine ter paciência de ficar estudando suas próprias fotos. Um jeito divertido e completo de fazer isso é editá-las e tratá-las. Qualquer programa serve, o mais indicado é o Adobe Lightroom. Veja tutoriais no YouTube pra aprender o básico e depois vá mexendo, descobrindo o que cada barrinha da revelação altera na foto.


Editar e tratar fotos é um estudo completo. Você vai reparar nas cores, na composição, no enquadramento, vai pensar que talvez era melhor tê-la feito de outro ângulo ou de outro jeito. Acredite, será uma aula completa com você mesmo.


Quarto: mostre suas fotos


Não adianta fazer tudo que escrevi acima e guardar suas fotos na gaveta ou na pasta do computador. Ouvir outras opiniões é fundamental. Seja de especialistas ou daquela amiga que adora ter opinião sobre tudo. Mas cuidado: não dê tanta atenção à opinião das pessoas. As fotos são suas.


Mostrar suas fotos permite acessar um olhar diferente do seu, perceber o que as pessoas veem ou sentem quando admiram aquelas fotos. E não tenha vergonha, quando fizer uma série fotográfica legal, organize sua própria exposição!


É isso. Se achar que precisa de incentivo, estou aqui pra ajudar. Mande um e-mail com suas dúvidas para pedroftza@gmail.com :) Em breve, o nosso ateliê oferecerá diversas oportunidades pra você se aperfeiçoar em cada um desses passos.


Boas fotos!

84 views1 comment