Search
  • Pedro Ftza

O que é linguagem fotográfica?

Updated: Aug 27, 2019


Se você ouviu por aí a expressão "linguagem fotográfica" ou leu textos mega complicados sobre o assunto e está se perguntando o que diabos é isso, não se preocupe, é mais simples do que parece. É verdade que muita gente boa da fotografia adora usar essa expressão pra dar um tom mais profissional, mesmo compreendendo pouco do assunto.


Claro que você não precisa ter uma vasta compreensão sobre isso pra fazer uma boa fotografia. Muitas pessoas se utilizam de intuição visual para mandarem bem na fotos, mas posso garantir que entender a fotografia como linguagem vai lhe ajudar a avançar bem mais rápido nesse ofício ou arte. Afinal, o que é linguagem fotográfica?

Desejo. Fotografia da coleção "Da corte ao canto do sertão".

Mesmo que não tenhamos muita consciência disso, fotografamos para outras pessoas. Ainda que essa outra pessoa seja você mesmo no futuro, a fotografia se completa no encontro de outro olhar e por isso carrega mensagens sobre o assunto ao qual se direciona. O objetivo essencial de toda linguagem é a comunicação, ou seja, abrir a possibilidade de uma ação comum entre pessoas diferentes. Quando eu fotografo e exponho minhas fotografias, tenho sempre algo a dizer, algo a mostrar, algo a revelar. Posso não saber bem o que é esse algo, porém as fotografias sempre comunicam alguma mensagem. E como a fotografia faz isso? Através de linguagem visual escrita com a luz, como o nome mesmo diz. Quando estamos aprendendo a escrever, por exemplo, precisamos dominar os elementos que compõem a linguagem escrita: a letra, a palavra, a frase, os fonemas. E a sistematização disso tudo em ação: a gramática, os gêneros literários etc. Só assim podemos escrever com a intenção de comunicar algo.


A fotografia funciona de forma similar e seus elementos são estritamente visuais: as linhas, cores, formas, direções, texturas, escalas, dimensões, movimentos e por aí vai. Cada combinação entre esses elementos (composição fotográfica) constrói um significado que constitui a mensagem a ser comunicada. Como toda linguagem, os significados construídos tem lastro cultural e histórico. Aquilo que eu ou você compreende de uma determinada fotografia tem relação direta com nossa cultura e história. Por isso, cores iguais podem gerar mensagens diferentes dependendo do público que a vê. Mas qual é o grande barato disso? Se você compreender a fotografia como linguagem e dominar seus elementos, maior o potencial em se expressar através dela, seja com mensagens autenticamente suas ou exigidas por uma pauta comercial. Dois exemplos. Primeiro, vamos supor que você quer construir um ensaio fotográfico que expresse a solidão nas grandes cidades. Você terá que fazer escolhas de composição fotográfica que faça seu público sentir e refletir sobre isso. Se para isso você escolher enquadramentos bem fechados e cores ricas em dias ensolarados de pessoas sorrindo, dificilmente você alcançará seu objetivo. E acredite, os sorrisos não serão seu maior problema. Da mesma forma, se você for contratado/a para realizar fotos de comidas que fazem as pessoas babarem de desejo, optar pelo preto e branco em alto contraste vai tornar sua tarefa beeeem mais difícil. Agora, claro que toda linguagem é aberta a interpretações. É bem provável que as pessoas entendam coisas diferentes da sua intenção ou vá além dela. Dominar a fotografia como linguagem não é fechá-la unilateralmente em um único sentido, mas chegar o mais próximo possível daquilo que se intenciona comunicar.


O melhor jeito de aperfeiçoar seus conhecimentos em linguagem fotográfica é repetir muito os 4 passos fundamentais baseados no ciclo ação/reflexão, focando em compreender qual a mensagem apreendida por outras pessoas, sobretudo o seu público-alvo, nas diferentes composições fotográficas utilizadas em suas fotografias. É isso galera. No próximo texto vou escrever um pouco sobre intenção e composição fotográfica pra gente aprofundar mais essa ideia da fotografia enquanto linguagem. Qualquer crítica, dúvida ou sugestão, escreve aí nos comentários ou envia uma e-mail para pedroftza@gmail.com. Espero ter ajudado. Boas fotos :)

67 views